viernes, 1 de abril de 2011

Rent a Car: Como Alugar Carro em Portugal

Como Alugar Carro em Portugal


Neste blog sobre aluguer de carros em Portugal, tentarei pôr de uma forma simples todos os aspectos a considerar quando qualquer um de nós procurar um serviço de aluguer de carros.



A internet e o Aluguer de Carros

Hoje em dia, a maioria das pessoas já fazer o seu aluguer de carro através da internet ou através de um telefonema. De entre os dois, o rent a car pela internet tem ganho uma maior preponderancia. É facil aqui perceber que este foi mais um dos sectores que beneficiou em muito da introdução da internet nas nossas vidas, a democratização da internet permite de uma forma instantânea e gratuita obter informações que no passado nos levariam muito tempo a consolidar, de uma maneira rápida e em qualquer hora.


Sintese das vantagens em alugar um carro pela internet:

  1. Rapidez. De uma maneira instantanea, fazemos uma pesquisa no Google ou noutro qualquer motor de busca e verificamos as condições oferecidas por dezenas de empresas, podendo recolher dados e compará-los em questão de poucos minutos. Antes seria necessário muito mais tempo para se poder ter estes dados.
  2. Conforto. Esta análise pode ser feita no conforto da nossas casa, já não é necessário deslocarmo-nos a lado nenhum para obtermos a informação, nem sequer gastar dinheiro em telefonemas para obter dados por telefone.
  3. A qualquer hora. Já não tem que esperar que alguém chegue ao seu escritório para lhe informar das tarifas pretendidas. Na internet a informação não tem horarios, ela está sempre lá ( a menos que o servidor se vá abaixo).


Dicas para alugar carro

  • Não reserve no Aeroporto. Se vai aterrar em Lisboa, Porto ou Faro , procure uma empresa que não esteja sediada no aerporto, pois é provável que alugando numa empresa de fora consiga um preço mais vantajoso. As empresas de aluguer entregam o carro onde você indicar, confira se esta não é uma solução mais económica.
  • Reserve com antecedência.Não compensa deixar para última da hora, faça a sua reserva com bastante antecedência. Desta forma conseguirá um preço muito mais agradável para a sua carteira, reservas em cima da hora são sempre caras e depois sujeita-se á frota que estiver disponível. Tenha em conta qual a politica da empresa locadora quando estiver a escolher a sua empresa de aluguer de carro. Muitas delas hoje em dia não cobram rigorosamente nada por cancelamentos e alterações, por isso tem toda a vantagem em fazer a sua reserva de aluguer de carro com a devida antecedência.
  • Quais os Seguros e Coberturas incluidos?
    Deve saber de antemão, caso tenha a infelicidade de ter um sinistro, que tipo de cobertura tem o seu contrato de aluguer. O ideal e normal é que seja um seguro contra todos os riscos, mas ninguém lhe garante que não possa ser de outra maneira. Verifique para evitar surpresas.
  • Taxas extra. Antes de confirmar a sua reserva verifique o valor global da locação. Muitas vezes são cobradas "pequenas taxas", que tornam um preço anunciado competitivo no inverso, numa roubalheira. Se vai receber o seu carro no aeroporto, confirme se realmente não é cobrado nenhum extra, e se é, qual é o valor do mesmo, pois estes pequenos extras, normalmente, são onde as companhias de aluguer de carro em Portugal tiram grande lucros.
  • Abasteça antes de entregar. O combustivel consumido é da sua responsabilidade. Se não devolver o carro com o depósito cheio, para além do dinheiro do combustivel, poderá ser-lhe cobrada uma taxa penalizadora.
  • Se tiver cartão de crédito use-o. A empresa de aluguer, precisa de uma garantia de devolução do automóvel, por isso usualmente é exigida uma caução, mas se possuir um cartão de crédito, evita o pagamentto da caução e torna o processo muito mais célere. Esta é realmente uma das poucas vezes que compensa bastante usar o seu cartão de crédito, na minha opinião.
  • Decida onde vai entregar o automóvel. Uma boa ideia é reservar os últimos dia para atravessar Portugal e conhecer as diferenças que existem de norte a sul do país. Se está interessado em conhecer o interior e norte de Portugal e depois não deseja ter que voltar a trás para entregar o automóvel o melhor será marcar a sua viagem de volta num outro aeroporto, o do Porto por exemplo e confirmar com a empresa de locação de automóveis se pode devolver a viatura nesta cidade.
  • Verifique a viatura quando a receber. Quando receber a viatura verifique se recebe também todos os documentos necessários para a livre circulação em estradas europeias: Documento único automóvel, seguro automóvel, comprovativo do imposto único de circulação.
  • Verifique a Checklist. Algumas empresas fornecem uma checklist para que você preencha quando recebe o carro, normalmente tem que verificar se tem macaco, a chave para desapertar parafusos, colete fluorescente de segurança homologado, o triangulo de segurança, o nível do tanque do combustível e a hora e quilometragem de saída. Verifique também se a viatura já possui alguma zona danificada e/ou riscada e escreva-a já na checklist para ficar registada.

Irei mantendo este post actualizado, se verificar que está ajudando alguém que procure informações sobre o aluguer de carros.

2 comentarios:

  1. Dicas importantes para reter quando se vai utilizar o aluguer de carros

    ResponderEliminar
  2. Poder reservar o aluguer de carros portugal
    através da internet é muito fácil e assim evita que precisemos de sair de casa. Confortavelmente, alugamos e no dia lá estará o carro à nossa espera.

    ResponderEliminar